Abstract:
|
A inovação tecnológica tem se tornado cada vez mais presente no mercado mundial e sua participação nos resultados econômicos e desenvolvimentistas dos países é irrefutável. A economia digital toma frente aos investimentos no empreendedorismo, influenciando as tomadas de decisões nos novos negócios emergentes. A presente monografia busca identificar, nos moldes da economia digital, assentados na teoria econômica da inovação e dos negócios, o padrão de negócios de Startups inovadoras de tecnologia de informação voltadas ao mercado de dispositivos móveis, sendo utilizado para tal, pesquisas e análises bibliográficas referente ao mercado digital brasileiro e no mundo e especificamente referente à economia digital, objetivando a elaboração de um projeto de Startup para a criação de um aplicativo voltado ao compartilhamento de conhecimento dentro das instituições de ensino superior. Observou-se que no comércio de aplicativos centra-se na busca incessante por inovações, a fim de adquirir parcelas de mercado ainda não conquistadas ou em crescimento. O setor educacional no mercado de aplicativos móveis caracteriza-se por ser pouco concentrado, em relação as inúmeras aplicações disponíveis para o produto (diferenciado) em si, que pode variar de uso doméstico a público ou comercial, bem como com foco em diferentes regiões e idades. Os resultados, a partir da análise do investimento, indicam ganhos elevados intrínsecos ao setor de aplicativos, como forma inovadora de produto, com altos ganhos de escala, dada a forma imaterial do produto, e abre lacunas de estudos que podem ser realizados mais a fundo. |