Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos

DSpace Repository

A- A A+

Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos

Show full item record

Title: Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
Author: Gasparin, Camila
Abstract: RESUMO O Ensino de Física para alunos surdos é uma nova área de pesquisa, se comparada a outras mais tradicionais. Dada a importância de levantar a produção na área para que se possa definir o caminho que se delineia, o que tem sido feito e os desafios que se apresentam, foram elencados os artigos apresentados em três eventos na Área de Ensino de Ciências e Física, entre os anos 2007 e 2013, período no qual houve três edições de cada evento. Buscando e analisando os trabalhos de conclusão de curso e dissertações que originaram os artigos apresentados, dois foram escolhidos para análise aprofundada. Não foram encontradas teses de doutorado. Considerando o direito de todos de acesso ao conhecimento, atendimento de suas especificidades e necessidades especiais, direito de acompanhamento de intérprete em sala de aula e respeito à LIBRAS como primeira língua do aluno surdo, foram levantadas as metodologias de ensino presentes nestas pesquisas. Estas foram apresentadas considerando três modelos e quatro realidades escolares. Com isto, objetiva-se configurar fonte de consulta de professores e intérpretes do ensino regular inclusivo e de professores de ensino superior, para que estas opções metodológicas passem a ser discutidas na formação docente e sensibilizem os professores do ensino básico, podendo assim ser incluídas na práxis destes, melhorar a dinâmica com intérprete e o atendimento ao aluno surdo. Palavras chave: Surdos, Ensino de Física, Metodologia de Ensino, Formação de professores.ABSTRACT Physics teaching to deaf students is a new research area if compared to traditional others. Given the importance of raising the area’s production so the path delineated may be defined, what has been done and the challenges presented, the articles presented in three events, between the years of 2007 and 2013, in Physics and Science Teaching were listed, period that three editions of each event took place. Searching and analyzing the graduation and thesis works that originated the presented articles, two were chosen for depth analysis. Doctoral theses were not found. Considering everyone’s right for knowledge access, answering to their specificities and special needs, right to interpreter accompaniment in classroom and respect to Brazilian Sign Language (LIBRAS) as deaf student’s first language, teaching methodologies presented in these researches have been raised. These were presented considering three models and for school realities. With that, the objective is to configure source of consultation for teachers and interpreters of the inclusive regular education and for graduation teachers, so these methodology options come to discussion in teachers formation and sensitize basic education teachers, may being, as well, included in their praxis, to improve the dynamic with the interpreter and answer for deaf student’s needs. Keywords: Deaf, Physics Teaching, Teaching Metodology, Teachers Formation.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124097
Date: 2014-08-25


Files in this item

Files Size Format View
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - TCC - CAMILA_GASPARIN.pdf 498.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar