Title: | A importancia da leitura na biblioteca da escola de Educacao basica Professora Tania Mara Farias e Silva Looks |
Author: | Kelm, Francielly |
Abstract: |
O presente trabalho tem como tema: A importância da leitura na biblioteca da escola de educação básica professora Tania Mara Farias e Silva Locks, sendo esta uma escola da rede de educação pública do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral é analisar a importância da leitura na Biblioteca da Escola. Como objetivos específicos, arrolam-se: a) traçar um perfil dos professores da Escola; b) resgatar a importância da biblioteca e do bibliotecário a partir da visão dos professores; c) enfatizar a função da biblioteca no desenvolvimento da leitura; d) apontar a necessidade de um bibliotecário na Biblioteca da Escola. Para atingir os objetivos propostos, o referencial teórico incidiu sobre a importância do ato de ler, a importância da leitura mediada pela biblioteca escolar, e a necessidade de bibliotecário na escola. Constitui-se em uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, tendo como população alvo os professores docentes da escola em análise. Foram selecionados dez professores aleatoriamente, como respondentes do questionário, instrumento usado na pesquisa. Dessa feita, é também um estudo de caso, pois focou-se em apenas uma instituição de ensino. Além disso, valeu-se da pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico necessário à explanação do assunto e confecção das perguntas do questionário. A apresentação dos dados coletados foi realizada em forma de gráficos. Como conclusão, tem-se que a inexistência de bibliotecário na escola afeta o interesse pela leitura tanto da parte dos alunos quanto da parte dos professores. The present work has as its theme: The importance of reading in the school of basic education teacher Tania Farias and Silva Locks library, which is a network of public school education in the State of Santa Catarina. The overall objective is to analyze the importance of reading in the school library. Specific objectives paragraphs list: a) draw a profile of the school teachers; b) redeem an importance of the library and the librarian from the perspective of teachers; c) emphasize the role of the library in reading development; d) point out the need for a librarian at the Library School. To achieve the proposed objectives, the theoretical framework focused on the importance of the act of reading, the importance of mediated school library reading, and the need for the school librarian. It constitutes a survey of descriptive and exploratory study with a qualitative approach, with the target population teachers’ school teachers in analysis. Ten teachers were randomly selected as respondents to the questionnaire used in the survey instrument. This time, it is also a case study because it focused on only an educational institution. Moreover, drew on literature for the theoretical foundation necessary for explanation of the issue and making of the questions. The presentation of the collected data was carried out in graph form. In conclusion, it has to be the lack of librarian in school affects interest in reading the part of both the students and the teachers |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123718 |
Date: | 2014-08-18 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
francielly (2).pdf | 3.869Mb |
View/ |
A importancia da leitura na biblioteca da escola |