Abstract:
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O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento da apicultura sob a ótica da competitividade. Para isto, é utilizado como referência a avaliação da qualidade de um “bom negócio em si” de Zaccarelli (2000), o modelo das cinco forças competitivas de Porter (1986) e as noções de competitividade difundidas em Kupfer (1991). A crescente globalização dos mercados têm tornado a competitividade uma das preocupações de empresas e produtores no mundo inteiro. Esta preocupação está relacionada à obtenção de vantagem competitiva, bem como ao aprimoramento e manutenção desta vantagem. Apesar de ser uma atividade pouco estudada no Brasil, a apicultura tem despertado interesse em várias entidades governamentais e privadas. A produção de mel é uma cultura que apresenta um bom nível de rentabilidade para os produtores rurais. Caracterizadas pela administração familiar, as micro e pequenas empresas produtoras de mel, através de iniciativas próprias e de algumas associações e entidades, procuram o aumento da qualidade da mão-de-obra, em busca da profissionalização da atividade. Finalmente, é fundamental destacar a contribuição deste trabalho científico ao evidenciar a importância socioeconômica da cultura apícola no Brasil e, principalmente, a sua possível inserção competitiva deste produto nos mercados em nível internacional. |