Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Curso de Economia a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de pesquisa feita pela mesma, através dos dados do Sistema de Auto-Avaliação de Disciplinas (SAAD) colhidos no final no primeiro semestre de 2008. Para tal é feita uma análise dos dados qualitativos, apoiada em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas para que os objetivos possam ser alcançados. A pesquisa conceitua a educação a distância e o modo como a mesma funciona e delimita o modo como está organizada a educação a distância no Brasil, de maneira sistemática e no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Conclui-se que os alunos do Curso de Economia a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina estão adaptados à esta modalidade de educação e às tecnologias que envolvem a mesma. O que caracteriza que o curso está inserido no contexto atual da economia e das transformações tecnológicas. Caracterizando também que o curso e a educação a distância, como um todo, são ferramentas importantes para a qualificação dos alunos e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e na economia. Contribuindo, através das ferramentas tecnológicas da Era da Informação, para o desenvolvimento econômico do país. |