Estabilidade versus instabilidade: condição ambivalente de servidores públicos de uma Universidade Estadual em cursos de pós-graduação stricto sensu

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Estabilidade versus instabilidade: condição ambivalente de servidores públicos de uma Universidade Estadual em cursos de pós-graduação stricto sensu

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Título: Estabilidade versus instabilidade: condição ambivalente de servidores públicos de uma Universidade Estadual em cursos de pós-graduação stricto sensu
Autor: Tonon, Ivan Luís
Resumo: Este trabalho parte da premissa de que a instabilidade do mundo do trabalho gerou vários discursos e práticas em prol da flexibilização, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Por outro lado, a precarização do trabalho e o desemprego tornam a estabilidade do serviço público atrativa. Contudo, essas ambivalências não explicam o que leva o servidor público a conciliar múltiplas demandas de trabalho e pós-graduação. Portanto, este trabalho buscou interpretar as motivações de servidores técnico-administrativos de uma Universidade Estadual, no que se refere à opção pelo serviço público, à opção por cursar uma pós-graduação stricto sensu e suas impressões sobre a trajetória de conciliar as duas atividades. Com base em entrevista semiestruturada, utilizando a metodologia de história oral temática, percorremos a trajetória dos sujeitos em torno desses pontos. Concluímos que os sujeitos fazem parte de um amplo processo cultural de internalização dos riscos de um mercado de trabalho fragmentado. Para os entrevistados, aumentar o número de oportunidades e manter as portas abertas para novas possibilidades de carreira é muito importante. Mesmo no ambiente do serviço público, os servidores técnico-administrativos buscam melhorar suas oportunidades no "mundo do trabalho", aliando a isso uma perspectiva de aumento de remuneração. A ambivalência se mostrou presente na fala dos sujeitos, sendo que o conhecimento pessoal e o estabelecimento de relações sociais também são motivações para trabalhar e estudar.<br>Abstract : This research assumes that the instability of the world of work has generated various discourses and practices in favor of flexibility, both in the public sphere, as in the private sphere. Moreover, precarious employment and unemployment make the stability of public service attractive. However, these do not explain the ambivalence that leads the public servant to reconcile multiple demands of work and post-graduation. Therefore, this study sought to interpret the motivations of a group of technical-administrative servers from an State University, with regard to the choice of public service , the option of attending a post- graduate studies and their views on the path to reconcile the two activities. Based on semi-structured interviews, using the methodology of oral history, traveled the trajectory of the subjects around these points. We conclude that subjects are part of a larger cultural process of internalising risks of a fragmented labor market. To respondents, increasing the number of opportunities and keep the doors open to new career opportunities is very important. Even in the public service environment, technical and administrative staff seek to improve their opportunities in the "world of work", combining this perspective of compensation increase. The ambivalence was present in the subjects' speech. Besides the instrumental reasons, personal knowledge and the establishment of social relations are also motivations to engage in a work and study routine.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123386
Data: 2014


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