Los viajes del río: migração, festa e alteridade entre chamameceiros e chamameceiras das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes, Argentina

DSpace Repository

A- A A+

Los viajes del río: migração, festa e alteridade entre chamameceiros e chamameceiras das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes, Argentina

Show full item record

Title: Los viajes del río: migração, festa e alteridade entre chamameceiros e chamameceiras das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes, Argentina
Author: Marcon, Fernanda
Abstract: Esta tese procurou refletir sobre a constituição do gênero musical chamamé a partir das diferentes práticas e eventos em que ele se insere nas províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes, Argentina. Nesse sentido, a etnografia centrou-se nas fiestas, festivales, bailes, encuentros culturales e buscou analisá-los de maneira relacional com a constituição do chamamé enquanto um gênero que se diferencia de outros na Argentina - o que por sua vez aponta para a construção de alteridades na música. A etnografia revelou uma profunda relação entre os eventos chamameceiros e a experiência da migração interna no país como algo que ultrapassou o caráter episódico e pode ser tomada como um elemento central para a compreensão do chamamé e de seus cultores e cultoras. As viagens constantes de pessoas e músicas conformam um percurso desenhado por festas e festivais realizados nas províncias mencionadas, tomadas como referenciais por meus interlocutores e interlocutoras quando se trata do gênero, ainda que ele seja ouvido e interpretado nos mais diferentes lugares na Argentina e mesmo fora do país. Com relação a isso, é possível dizer que as ideias de transnacionalidade e provincianismo se conjugam de maneira interessante no chamamé, já que a percepção de uma constituição dinâmica do gênero a partir de sua grande mobilidade é algo importante nos relatos que apareceram durante a pesquisa. Assim, a presente tese buscou também realizar uma revisão crítica do conceito de gênero musical a partir dos estudos sobre música oriundos de contextos acadêmicos e refletir sobre a interlocução teórica entre o conceito e as diferentes experiências e acionamentos do mesmo em eventos festivos que têm o chamamé como articulador.<br>
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123240
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
325599.pdf 3.967Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar