Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde

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Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde

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Título: Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
Autor: Máximo, Carlos Eduardo
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de inserção de estudantes universitários de cursos da área da saúde em um programa de integração ensino/serviço. Os estudantes participantes da pesquisa cursam Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí. O programa de integração ensino/serviço é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET saúde. O núcleo PET que serviu de contexto para a pesquisa foi o multiprofissional, distribuído em seis unidades de saúde do município de Itajaí, Santa Catarina. Participaram da pesquisa estudantes que fazem parte de um grupo de trinta sujeitos dos diferentes cursos mencionados envolvidos com o PET. A tese, desenvolvida a partir desta pesquisa, indica que a oferta de experiências de educação/trabalho com possibilidades de produção de sentidos estéticos é capaz de ampliar ou transformar as relações dos estudantes, em sua trajetória entre a universidade e os serviços de saúde. A perspectiva metodológica utilizada foi a pesquisa intervenção. A marca deste trabalho de pesquisa intervenção foi a escolha de novas possibilidades de diálogo com os estudantes e suas experiências de inserção no PET. Para tal, elegi a fotografia como dispositivo de produção de outros olhares para o contexto de experiência. Além disso, o uso de oficinas de exposição e discussão das imagens fotográficas permitiu a produção de sentidos diversos e seu compartilhamento coletivo, abrindo espaço para a emergência de saberes sobre as experiências singulares, bem como a experiência coletiva dos estudantes. Ao longo do trabalho demonstro a relação de coautoria do saber sobre a experiência estabelecida na relação entre os estudantes e destes com o pesquisador. Outro resultado relevante indica de que modo a intenção de fotografar gera novas sensibilidades que dirigem o olhar e os gestos dos estudantes. O lugar da imaginação e imagem foi articulado com o processo de criação de novos modos de atuar em saúde, evidenciando o trabalho em equipe, o compartilhamento de conhecimentos de técnicas e a responsabilidade política com a construção do sistema de saúde. As considerações permitem refletir a importância do uso de linguagens diversas como a fotografia na educação universitária. A possibilidade estética da fotografia e outras artes permitem a emergência de sujeitos da experiência implicados com suas trajetórias intelectuais e políticas. <br>
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123108
Data: 2013


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