Abstract:
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O trabalho analisou a percepção da contribuição da Faculdade Capivari para o desenvolvimento sustentável de seu entorno, a partir das perspectivas da responsabilidade social e da gestão social. A revisão de literatura abordou os temas desenvolvimento, bem como o papel das Instituições de Ensino Superior no projeto de desenvolvimento do país, descrevendo suas crises e a necessidade de estar inserida na comunidade sustentavelmente. Em continuidade, discorreu sobre as teorias de responsabilidade social, apresentando a gestão social como possibilidade de ampliar a contribuição social tendo por foco a cidadania deliberativa. A metodologia classificou o estudo como pesquisa de campo, qualitativa, descritiva, aplicada e estudo de caso. Os procedimentos delinearam-se a partir da aplicação de questionários semi-estruturados ao corpo docente, discente e técnico-administrativo; e de roteiro de entrevista aos membros do Conselho Superior e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os resultados permitem inferir que a Faculdade Capivari contribui substantivamente para o desenvolvimento sustentável do seu entorno, contudo mais a partir dos pressupostos da responsabilidade social, do que da gestão social. Percebeu-se que a instituição objeto de estudo de caso possui um ambiente propício para o processo dialógico de gestão, e este pode ser encarado como desafio alavanca para apoiar a gestão social na Instituição, segundo a abordagem teórica pretendida neste estudo. |