A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola

DSpace Repository

A- A A+

A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fantin, Monica pt_BR
dc.contributor.author Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:28:13Z
dc.date.available 2014-08-06T17:28:13Z
dc.identifier.other 325593 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract As exigências impostas à educação para incorporar as tecnologias digitais na prática educativa dos professores são cada vez maiores nesta sociedade em acelerado desenvolvimento tecnológico. Um exemplo é a implantação do Programa "Um Computador por Aluno"- ProUCA em muitas escolas brasileiras. Com o objetivo de refletir sobre a incorporação das tecnologias digitais na prática educativa dos professores de uma escola participante do ProUCA, desvenvolvemos uma pesquisa qualitativa com estudo de caso realizado na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis - SC. Por meio de entrevistas, depoimentos e participação em atividades de formação dos professores analisamos suas falas a partir dos referenciais teóricos do campo da educação e da mídia-educação, que possibilitaram refletir sobre os argumentos dos protagonistas desta história sobre a incorporação das tecnologias digitais nas suas práticas. As considerações revelam que muitas questões que envolvem programas como o ProUCA dependem de diversos fatores evidenciando que a incorporação do laptop na prática educativa não depende apenas do querer do professor. Há que se considerar os diversos aspectos políticos e pedagógicos envolvidos na escola, desde a questão da formação, do currículo, da avaliação, da metodologia até os aspectos infraestruturais, administrativos e técnicos que compõem o contexto investigado.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The demands for digital technologies in educational practices used by professors are increasing every day in our society. An example of this is the implementation of the "One computer per student " - ProUCA, present in many Brazilian schools. Aiming this approach, we developed a case study qualitative research at the Escola Básica Municipal Miguel Vitor Souza, in Florianópolis - SC. Through interviews, testimonials and participation in training activities for teachers, we analyzed their speeches from the theoretical field of education and media education. This allowed us to reflect and understand the changes regarded to the incorporation of digital technologies in their practices. Their considerations revealed that many issues related to programs like ProUCA depend on several factors, indicating that the use of laptop in educational practices, for example, doesn?t depend only on the teacher?s will. We have to consider other aspects involved in the political and pedagogical school, since the educational background, TI skills, curriculum, teaching methodology and even the general infrastructure of the educational system, to realize the whole picture of this issue. en
dc.format.extent 159 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Prática de ensino pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
325593.pdf 1.475Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar