Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia

DSpace Repository

A- A A+

Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Rosemy da Silva pt_BR
dc.contributor.author Ribeiro, Roberto Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:14:00Z
dc.date.available 2014-08-06T17:14:00Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 323924 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento deste estudo está pautado em três distintos eixos, sendo o primeiro pertencente ao Ensino de Geografia, o segundo a Metodologia Participativa e o terceiro as Imagens no Ensino de Geografia. Tivemos como objetivo principal dialogar sobre o uso das fotografias seqüenciais como disparador e problematizador de conceitos no ensino de geografia. As fotografias seqüenciais captadas pelos próprios alunos, aqui chamadas de foto-sequencia foram desenvolvidas em duas escolas públicas do ensino fundamental II, equivalentes ao 9° ano. Esse trabalho descreve um pouco sobre o processo de estudo da análise da imagem em um viés geográfico e demonstra como se sucedeu a aplicação prática no ensino de Geografia.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The development of this study is guided by three distinct axes, the first belonging to the School of Geography, the second and third Participatory Methodology Images in Teaching Geography. We had as main objective to talk about the use of photographs as sequential trigger problematizations concepts in geography teaching. The sequential pictures captured by the students themselves, here called photo-sequence were developed in two public schools elementary school II, equivalent to 9th grade. This work describes a little about the process of studying image analysis in a geographical bias, and shows how it succeeded practical application in teaching Geography. en
dc.format.extent 130 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Fotografia pt_BR
dc.title Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
323924.pdf 1.791Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar