Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?

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Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Cabral, Paula pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:08:01Z
dc.date.available 2014-08-06T17:08:01Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 325645 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122600
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisa a Formação Continuada de Professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no intuito de compreender, nesse processo de formação, o "lugar" ocupado pela concepção de sujeito estudante de EJA. A pesquisa teve por base os processos de formação continuada em serviço, desenvolvidos junto aos professores de EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, em função de seus objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva, na qual são desenvolvidos procedimentos metodológicos que envolvem análise documental, levantamentos bibliográficos e entrevista semiestruturada. Dentre os principais referenciais teóricos está Di Pierro (2001, 2010), utilizada para compreensão de aspectos relacionados ao contexto histórico e político da EJA no cenário educacional brasileiro. A Formação Continuada de Professores para a EJA foi analisada com base em Arroyo (2003, 2005, 2006, 2011), Barreto (1998, 2006) e Laffin (2006, 2013). As reflexões sobre a concepção de sujeitos estudantes da EJA foram elaboradas a partir das apropriações das contribuições teóricas de Dayrell (1996) e Charlot (2000, 2001, 2003, 2013). Como principais resultados da pesquisa constatou-se que, mesmo diante do consolidado aporte legal, nos últimos anos, para a Formação de Professores da EJA, ainda é limitado o número de estudos sobre o tema, além disso, a maior parte dessas produções não contempla discussões que envolvam os sujeitos estudantes dessa modalidade em educação. Ainda, foi possível identificar que os processos de formação continuada, desenvolvidos junto aos professores, são marcados por descontinuidades e desarticulações no tocante aos seus elementos teóricos e práticos. Nesse contexto, as concepções de sujeitos estudantes estão presentes nas formações de modo difuso, numa dimensão um tanto quanto abstrata, o que induz à adoção de uma abordagem universalista sobre os mesmos. Diante disso, observa-se que as dinâmicas de formação nem sempre dão conta de conhecer os sujeitos que realmente frequentam a EJA.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study analyzes the Continuing Education of Teachers for Youth and Adults Education (YAE), in order to understand, in that training process, the "place" occupied by the conception of YAE student. The research was based on the processes of continuing education in service, developed with YAE teachers of Florianópolis Municipal Schools. The research has a qualitative approach and, due to its objectives, it is classified as exploratory and descriptive which are developed methodological procedures that involve document analysis, literature reviews and semi structured interviews. The main theoretical is Di Pierro (2001, 2010), used to comprehend aspects related to the historical and political context of YAE in Brazilian educational scenario. The Continuing Education of Teachers for YAE was analyzed based on Arroyo (2003, 2005, 2006, and 2011), Barreto (1998, 2006) and Laffin (2006, 2013). Considerations about conceptions of the YAE students were worked out from the appropriations of the theoretical contributions of Dayrell (1996) and Charlot (2000, 2001, 2003, and 2013). The main results of the survey found that, even facing the consolidated statutory contribution in recent years for YAE Teachers Training, the number of studies on the subject still is limited; in addition, most of these productions do not include discussions involving the students of YAE. Furthermore, it was identified that the processes of continuing formation developed with teachers are marked by discontinuities and dislocations in relation to their theoretical and practical elements. In this context, the conceptions of students are present in formations in diffuse way, an abstract dimension which leads to the adoption of a universalist approach of them. Therefore, it is observed that training dynamics do not always get to know the subjects who actually attend YAE. en
dc.format.extent 170 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes? pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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