Abstract:
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O consumo no Brasil vem atravessando nos últimos anos uma fase de grandes mudanças. Existe forte suscetibilidade do setor varejista à política econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000 a 2006. Conhecer a influência dessas variáveis macroeconômicas sobre o comportamento das vendas de varejo pode ser um indicador de tendência de vendas de grande importância ao setor varejista nacional. Dentre os dados analisados, a conclusão é de que os fatores, índice de inflação (IPCA), taxa de juros (Selic), taxa de câmbio real – dólar americano, rendimento médio real do trabalho principal, PIB, volume de crédito à pessoa física e taxa de juros do crédito à pessoa física apresentam influência relevante sobre o volume de vendas do varejo brasileiro no período entre os anos de 2000 a 2006. Os fatores, índice de horas trabalhadas na indústria, nível de utilização da capacidade instalada e índice de produção industrial aparentam ter sido influenciados pelo volume de vendas do varejo brasileiro no período, porém o oposto também poderia ser verdadeiro. Todos os fatores analisados concentram seu núcleo de influência no trimestre atual ou com 1 trimestre de defasagem. Exceto, o índice de inflação (IPCA) que apresenta núcleo central de influência entre 1 e 2 trimestres de defasagem. |