Abstract:
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A expectativa de melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento impulsiona um número crescente de empresas a buscarem novas formas de investimento. Com a expansão do processo de globalização o investimento direto externo (IDE) vem ganhando destaque nessa busca, principalmente através das fusões e aquisições (F&A) de empresas já estabelecidas em diferentes países. De forma geral os IDE realizados através de fusões e aquisições visam a abertura de novos mercados, superação de barreiras à entrada, economias nos custos globais das empresas, legislações mais flexíveis, disponibilidade de melhores serviços de pós-venda, evitar competição excessiva. Os motivos que levam as empresas a escolherem determinados países para receber os IDE variam desde fatores regionais, geográficos, fiscais e políticos, até fatores relacionados a própria natureza do produto fabricado e ao mercado para ele existente nesse país. O resultado da entrada desses investimentos sob a economia local podem ser tanto positivo quanto negativo. Como exemplo de efeito positivo pode ser citado a transferência de tecnologia entre as empresas e como exemplo de efeitos negativos pode-se mencionar o envio de dividendos para a matriz. No Brasil, a abertura comercial da década de 90 permitiu um considerável incremento no nível de investimentos externos no país. A evolução desse tipo de investimento ao longo dos anos seguintes dependeu basicamente do ambiente institucional e concorrencial do país, qualquer variação ou instabilidade nesses elementos interfere no seu nível. Na tentativa de ampliar a atratividade da sua economia, o Brasil cria uma série de reformas que objetivam formar um sistema tributário capaz de aumentar a competitividade das empresas nacionais e estrangeiras. O arcabouço institucional que surge desse esforço é basicamente elaborado pela Camex (Câmara de Comércio Exterior) e continua sendo alterado para melhor atender as exigências dos capitais internacionais e das empresas nacionais. O exemplo de IDE usado no trabalho foi a aquisição da Embraco pela Whirlpool Corporation, que visava tornar-se líder mundial no mercado de eletrodomésticos. |