Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

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Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ensslin, Sandra Rolim en
dc.contributor.author Maciel, Amanda da Cruz en
dc.date.accessioned 2014-07-03T00:25:47Z
dc.date.available 2014-07-03T00:25:47Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 304232 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121459
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. en
dc.description.abstract A qualidade no ensino é uma questão fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país; no entanto, isso depende, centralmente, da qualificação dos professores. Como agente transmissor e/ou instigador de conhecimentos, o corpo docente das instituições de ensino superior (IES) deve estar em constante aperfeiçoamento de suas competências. Como forma de garantir a qualidade na educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (n. 9394/96) estabelece que, no mínimo, um terço do corpo docente das IES deve ser composto por mestre e/ou doutores. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar o perfil do corpo docente que leciona no curso de Ciências Contábeis nas IES, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil à luz do art. 52 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e fontes de coleta dos dados secundária. A amostra é composta por 123 IES situadas nas regiões selecionadas, credenciadas no MEC, que possuem em sua grade o curso presencial de Ciências Contábeis. Na análise dos sites das 123 instituições, identificou-se um total de 2.257 professores do curso de Ciências Contábeis. A titulação do corpo docente foi coletada no currículo Lattes. Os resultados evidenciam que 34,38% dos docentes que fizeram parte desta pesquisa possuem como titulação máxima o Mestrado; 33,94% possuem titulação máxima de Especialistas; 20,74% dos docentes não informaram em seu currículo Lattes a formação que possuem, ou não possuíam currículo Lattes; 2,89% dos docentes possuem como titulação máxima o Doutorado; 4,87% dos docentes possuem apenas graduação; e 0,13% dos docentes possuem título de Livre-Docência; verificou-se que a maior parte dos docentes que participaram desta pesquisa possui formação entre os anos de 2006 a 2010, sejam eles mestres ou doutores; das 118 instituições analisadas, 65 apresentaram 1/3 do corpo docente composto por mestres e/ou doutores; a maioria dos mestres responde pelas disciplinas específicas de Contabilidade enquanto que a maioria dos doutores responde pelas disciplinas não específicas de Contabilidade. en
dc.format.extent 75 f.| grafs., tabs. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Professores en
dc.title Uma análise do perfil do corpo docente que leciona nos cursos de Ciências Contábeis nas IES situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil en
dc.type TCC (graduação) en
dc.contributor.advisor-co Reina, Diane Rossi Maximiano en


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