Abstract:
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A qualidade no ensino é uma questão fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país; no entanto, isso depende, centralmente, da qualificação dos professores. Como agente transmissor e/ou instigador de conhecimentos, o corpo docente das instituições de ensino superior (IES) deve estar em constante aperfeiçoamento de suas competências. Como forma de garantir a qualidade na educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (n. 9394/96) estabelece que, no mínimo, um terço do corpo docente das IES deve ser composto por mestre e/ou doutores. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar o perfil do corpo docente que leciona no curso de Ciências Contábeis nas IES, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil à luz do art. 52 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e fontes de coleta dos dados secundária. A amostra é composta por 123 IES situadas nas regiões selecionadas, credenciadas no MEC, que possuem em sua grade o curso presencial de Ciências Contábeis. Na análise dos sites das 123 instituições, identificou-se um total de 2.257 professores do curso de Ciências Contábeis. A titulação do corpo docente foi coletada no currículo Lattes. Os resultados evidenciam que 34,38% dos docentes que fizeram parte desta pesquisa possuem como titulação máxima o Mestrado; 33,94% possuem titulação máxima de Especialistas; 20,74% dos docentes não informaram em seu currículo Lattes a formação que possuem, ou não possuíam currículo Lattes; 2,89% dos docentes possuem como titulação máxima o Doutorado; 4,87% dos docentes possuem apenas graduação; e 0,13% dos docentes possuem título de Livre-Docência; verificou-se que a maior parte dos docentes que participaram desta pesquisa possui formação entre os anos de 2006 a 2010, sejam eles mestres ou doutores; das 118 instituições analisadas, 65 apresentaram 1/3 do corpo docente composto por mestres e/ou doutores; a maioria dos mestres responde pelas disciplinas específicas de Contabilidade enquanto que a maioria dos doutores responde pelas disciplinas não específicas de Contabilidade. |