dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Stelzer, Joana |
en |
dc.contributor.author |
Pintarelli, Lúcia Kauling |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-03T00:10:18Z |
|
dc.date.available |
2014-07-03T00:10:18Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
302549 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121203 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
O presente estudo identificou oportunidades de internacionalização de empresas brasileiras no Zimbábue. O estudo foi estruturado em três partes, de acordo com os objetivos específicos do trabalho. A primeira parte apontou particularidades socioeconômicas do mercado zimbabuano através de características do país, base para todo o estudo. A segunda parte destacou os atuais setores de cooperação entre Brasil e Zimbábue, destacando-se maquinário para agricultura, além de oportunidades futuras nas áreas de agricultura, mineração e infraestrutura, e possíveis entraves para as exportações. A terceira parte apresentou vantagens e desvantagens de modalidades de internacionalização para empresas brasileiras atuarem no mercado zimbabuano, considerando as particularidades socioeconômicas do país e os possíveis entraves nas exportações. Dentre as possíveis modalidades, destacaram-se as modalidades através de trading company, rede de distribuição, vendas com compensação, joint venture e franchising. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Empresas multinacionais |
en |
dc.subject.classification |
Controle de exportação |
en |
dc.title |
Zimbábue: oportunidade de internacionalização para empresas brasileiras |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |