Abordagem de função trigonométrica: um estudo didático

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Abordagem de função trigonométrica: um estudo didático

Mostrar registro completo

Título: Abordagem de função trigonométrica: um estudo didático
Autor: Garcia, Geordane Vasconcelos; Viana, Jorge Lima
Resumo: Neste trabalho centramos as atenções nas imagens de vetores e triângulos obtidas pelos operadores homotetia e rotação no R2 e R3 . Definimos de forma explícita o operador homotetia em relação a cada eixo tanto no R2 quanto no R3 e, ainda, a homotetia independente em cada eixo; o mesmo fizemos com o operador rotação e, também, definimos as imagens de triângulos por estes operadores. Esta determinação levou-nos a estudar um pouco mais dos demais operadores lineares e algumas propriedades dos triângulos. Os resultados foram utilizados na determinação explícita de imagens de vetores e triângulos, sendo estes representados até pelas matrizes canônicas associadas.
Descrição: TCCP (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119887
Data: 2009


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Geordane_ Jobert.pdf 5.371Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar