A Motivação no trabalho: um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Motivação no trabalho: um estudo de caso

Mostrar registro completo

Título: A Motivação no trabalho: um estudo de caso
Autor: Serrano Neto, Leonel Antonio
Resumo: Devido à competitividade existente no mercado, as organizações necessitam cada vez mais de colaboradores motivados para que os resultados organizacionais atinjam de maneira positiva seu negócio, ou seja, uma empresa sem funcionários motivados não sobrevive no mercado por muito tempo. A busca por novos benefícios e incentivos para motivar o colaborador exige das organizações uma elevada pesquisa, dedicação e um alto grau de interesse com os dados levantados. Para isso, fez-se uma pesquisa sobre motivação no trabalho envolvendo principalmente algumas variáveis como necessidades prioritárias, interesse, objetivos profissionais e pessoais, expectativas de cada indivíduo, para atingir os resultados organizacionais da empresa. O objetivo deste estudo é identificar o papel da motivação nos funcionários em relação aos resultados organizacionais da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado. Para atingir o objetivo do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, por meio de questionários, classificadas como exploratórias. A pesquisa exploratória foi realizada na empresa, no segundo semestre do ano de 2009, com uma amostra de 30 colaboradores. Observou-se pelos resultados que a motivação é um fator fundamental para o desempenho dos colaboradores da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado, já que o colaborador motivado aumenta consideravelmente sua produção e busca alcançar os resultados propostos pela organização. Em contrapartida, a empresa apresenta falhas em alguns pontos relacionados a incentivos e benefícios, os quais, na maioria das vezes, não atendem o que o colaborador almeja, devido à falta de informações sobre as prioridades e as necessidades de cada indivíduo. De acordo com a pesquisa realizada, os colaboradores da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado buscam primordialmente a qualidade de vida e o incentivo profissional
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119791
Data: 2009


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
289643.pdf 333.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar