A Motivação no trabalho: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A Motivação no trabalho: um estudo de caso

Show full item record

Title: A Motivação no trabalho: um estudo de caso
Author: Serrano Neto, Leonel Antonio
Abstract: Devido à competitividade existente no mercado, as organizações necessitam cada vez mais de colaboradores motivados para que os resultados organizacionais atinjam de maneira positiva seu negócio, ou seja, uma empresa sem funcionários motivados não sobrevive no mercado por muito tempo. A busca por novos benefícios e incentivos para motivar o colaborador exige das organizações uma elevada pesquisa, dedicação e um alto grau de interesse com os dados levantados. Para isso, fez-se uma pesquisa sobre motivação no trabalho envolvendo principalmente algumas variáveis como necessidades prioritárias, interesse, objetivos profissionais e pessoais, expectativas de cada indivíduo, para atingir os resultados organizacionais da empresa. O objetivo deste estudo é identificar o papel da motivação nos funcionários em relação aos resultados organizacionais da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado. Para atingir o objetivo do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, por meio de questionários, classificadas como exploratórias. A pesquisa exploratória foi realizada na empresa, no segundo semestre do ano de 2009, com uma amostra de 30 colaboradores. Observou-se pelos resultados que a motivação é um fator fundamental para o desempenho dos colaboradores da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado, já que o colaborador motivado aumenta consideravelmente sua produção e busca alcançar os resultados propostos pela organização. Em contrapartida, a empresa apresenta falhas em alguns pontos relacionados a incentivos e benefícios, os quais, na maioria das vezes, não atendem o que o colaborador almeja, devido à falta de informações sobre as prioridades e as necessidades de cada indivíduo. De acordo com a pesquisa realizada, os colaboradores da AR Manutenção e Montagem de Ar Condicionado buscam primordialmente a qualidade de vida e o incentivo profissional
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119791
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
289643.pdf 333.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar