O papel do contrato didático no ensino da matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O papel do contrato didático no ensino da matemática

Mostrar registro completo

Título: O papel do contrato didático no ensino da matemática
Autor: Bellei, Patrick
Resumo: O ensino aprendizagem para Vygotsky é desenvolvido entre as relações de indivíduos e para Piaget a aprendizagem é resultado de uma construção realizada com longas etapas de transformação no decorrer da vida. Assim abordamos o construtivismo, onde há uma reestruturação nos conhecimentos pré-adquiridos. Para entender o processo de transformação do conhecimento, analisamos os diferentes componentes da didática da matemática, são eles: a transposição didática, que é a transformação do saber científico para o saber escolar, e o contrato didático, que é o estudo das relações entre professor e aluno em sala de aula. O resultado desse estudo indica vários paradoxos entre as relações professor, aluno e saber, mostrando que cada vez mais as atitudes dos professores devem ser repensadas.
Descrição: TCCP (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119371
Data: 2010


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Patrick_Bellei.pdf 428.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar