O papel do contrato didático no ensino da matemática
Mostrar registro completo
Título:
|
O papel do contrato didático no ensino da matemática |
Autor:
|
Bellei, Patrick
|
Resumo:
|
O ensino aprendizagem para Vygotsky é desenvolvido entre as relações de indivíduos e para Piaget a aprendizagem é resultado de uma construção realizada com longas etapas de transformação no decorrer da vida. Assim abordamos o construtivismo, onde há uma reestruturação nos conhecimentos pré-adquiridos. Para entender o processo de transformação do conhecimento, analisamos os diferentes componentes da didática da matemática, são eles: a transposição didática, que é a transformação do saber científico para o saber escolar, e o contrato didático, que é o estudo das relações entre professor e aluno em sala de aula. O resultado desse estudo indica vários paradoxos entre as relações professor, aluno e saber, mostrando que cada vez mais as atitudes dos professores devem ser repensadas. |
Descrição:
|
TCCP (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119371
|
Data:
|
2010 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo