dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Cartaxo, Ana Maria Baima |
en |
dc.contributor.author |
Batistella, Cristiane Silvia |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T19:35:51Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T19:35:51Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
en |
dc.identifier.other |
285804 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119155 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo se propõe a uma análise do contexto e das relações em que hoje se desenvolve o Serviço Social em empresas, observando as novas políticas de gestão exigidas pelas transformações tecnológicas e organizacionais na produção e no trabalho. Observando seus reflexos ao profissional Assistente Social inserido no âmbito da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) da Diretoria Regional de Santa Catarina. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são funcionários dos Correios, lotados na Diretoria Regional e algumas Regiões Operacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação do Assistente Social na ECT na atual conjuntura, na perspectiva de suas demandas e respostas, visando contribuir para uma melhor qualificação do Serviço Social neste contexto. A metodologia adotada caracterizou-se pela pesquisa qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos utilizados foram a entrevista, a observação participante e a revisão bibliográfica. Os resultados da pesquisa permitiram afirmar que as mudanças no mundo do trabalho frente à reestruturação produtiva produzem alterações nas demandas profissionais, nos espaços de intervenção, nos objetos de intervenção, conferindo novas funções à profissão. Diante disso, o profissional Assistente Social necessita de uma maior assimilação do projeto ético-político da profissão em defesa dos direitos sociais. O estudo retrata aspectos da realidade vivenciados pelos profissionais e aponta desafios e possibilidades ao Serviço Social no que condiz ao exercício profissional no âmbito empresarial |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Empresas |
en |
dc.subject.classification |
Trabalho |
en |
dc.title |
A Atuação do serviço social na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos DR/SC: desafios e perspectivas do trabalho profissional |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |