Abstract:
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Este estudo se propõe a uma análise do contexto e das relações em que hoje se desenvolve o Serviço Social em empresas, observando as novas políticas de gestão exigidas pelas transformações tecnológicas e organizacionais na produção e no trabalho. Observando seus reflexos ao profissional Assistente Social inserido no âmbito da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) da Diretoria Regional de Santa Catarina. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são funcionários dos Correios, lotados na Diretoria Regional e algumas Regiões Operacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação do Assistente Social na ECT na atual conjuntura, na perspectiva de suas demandas e respostas, visando contribuir para uma melhor qualificação do Serviço Social neste contexto. A metodologia adotada caracterizou-se pela pesquisa qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos utilizados foram a entrevista, a observação participante e a revisão bibliográfica. Os resultados da pesquisa permitiram afirmar que as mudanças no mundo do trabalho frente à reestruturação produtiva produzem alterações nas demandas profissionais, nos espaços de intervenção, nos objetos de intervenção, conferindo novas funções à profissão. Diante disso, o profissional Assistente Social necessita de uma maior assimilação do projeto ético-político da profissão em defesa dos direitos sociais. O estudo retrata aspectos da realidade vivenciados pelos profissionais e aponta desafios e possibilidades ao Serviço Social no que condiz ao exercício profissional no âmbito empresarial |