Utilizando o jornal escolar como uma metodologia diferenciada em sala de aula

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Utilizando o jornal escolar como uma metodologia diferenciada em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Schumacher, Jane
dc.contributor.author Rocha, Eduardo
dc.date.accessioned 2014-07-01T14:30:38Z
dc.date.available 2014-07-01T14:30:38Z
dc.date.issued 2014-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117428
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Este trabalho foi elaborado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Manoel Amaro Junior, situada no município de Jaguarão- RS. Na referida escola atuam bolsistas de um projeto institucional, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado pela CAPES, subprojeto Pedagogia- Educação Ambiental. A atualização da confecção do jornal em sala de aula teve como objetivo englobar todas as atividades programadas em nosso plano de ensino ao longo do primeiro bimestre de 2013, a partir disso, buscamos fazer uma analise dos resultados visando identificar avanços e dificuldades que vivenciamos neste processo de ensino/aprendizagem (Aluno/Professor, Professor/Aluno). Como parte deste processo, foram trabalhados temas como: profissão dos pais, tipos de fontes de renda, sistema monetário, artesanato e agricultura familiar, através destas, procuramos desenvolver atividades práticas que envolvessem a comunidade em geral, fazendo parte do cotidiano destes alunos. Como metodologia utilizou-se a pesquisa participativa, no qual foi realizada através da interação entre, bolsista, professor e aluno, mantendo um dialogo, observando e planejando as ações, e logo após, executando-as de forma conjunta. Como resultados confeccionamos a 1ª Edição do Jornal Amaro Junior 5º Ano, contando com a participação dos alunos, bolsista e professores da escola, todos juntos tentando mudar esse processo de ensino/aprendizagem. en
dc.title Utilizando o jornal escolar como uma metodologia diferenciada em sala de aula en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Meio Ambiente - ... DA EM SALA DE AULA (1).pdf 242.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar