Utilizando o jornal escolar como uma metodologia diferenciada em sala de aula
Mostrar registro completo
Título:
|
Utilizando o jornal escolar como uma metodologia diferenciada em sala de aula |
Autor:
|
Schumacher, Jane; Rocha, Eduardo
|
Resumo:
|
Este trabalho foi elaborado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Manoel Amaro Junior, situada no município de Jaguarão- RS. Na referida escola atuam bolsistas de um projeto institucional, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado pela CAPES, subprojeto Pedagogia- Educação Ambiental. A atualização da confecção do jornal em sala de aula teve como objetivo englobar todas as atividades programadas em nosso plano de ensino ao longo do primeiro bimestre de 2013, a partir disso, buscamos fazer uma analise dos resultados visando identificar avanços e dificuldades que vivenciamos neste processo de ensino/aprendizagem (Aluno/Professor, Professor/Aluno). Como parte deste processo, foram trabalhados temas como: profissão dos pais, tipos de fontes de renda, sistema monetário, artesanato e agricultura familiar, através destas, procuramos desenvolver atividades práticas que envolvessem a comunidade em geral, fazendo parte do cotidiano destes alunos. Como metodologia utilizou-se a pesquisa participativa, no qual foi realizada através da interação entre, bolsista, professor e aluno, mantendo um dialogo, observando e planejando as ações, e logo após, executando-as de forma conjunta. Como resultados confeccionamos a 1ª Edição do Jornal Amaro Junior 5º Ano, contando com a participação dos alunos, bolsista e professores da escola, todos juntos tentando mudar esse processo de ensino/aprendizagem. |
Descrição:
|
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117428
|
Data:
|
2014-07-01 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo