Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa

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Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa

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dc.contributor.author Ferla, Alcindo
dc.contributor.author Possa, Lisiane
dc.contributor.author Barnart, Fabiano
dc.contributor.author Assimos, Richard
dc.contributor.author Andres, Bárbara
dc.contributor.author Montenegro, Cristiane
dc.date.accessioned 2014-06-26T21:18:47Z
dc.date.available 2014-06-26T21:18:47Z
dc.date.issued 2014-06-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117325
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract A estratégia de vivências e estágios no SUS compõe parte da política de educação na saúde do SUS e as experiências prévias demonstraram grande capacidade de interferir positivamente na formação, constituem importantes dispositivos que permitem o estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, fortalecendo também a educação permanente em saúde. São realizados com base nos seguintes eixos: aprendizagem significativa, pedagogias problematizadoras, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e respeito e defesa radical dos princípios e diretrizes desse sistema. O SUS constituiu-se como cenário de formação e práticas em saúde, possui papel fundamental na ordenação de formação de trabalhadores da saúde, processo este de sua responsabilidade. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. Nesse sentido, além de interferir na formação dos profissionais, as iniciativas de vivências e educação permanente também têm a potência de qualificar os processos de trabalho desenvolvidos no interior dos serviços e sistemas. A edição de Verão/2012 do projeto foi realizado em 8 estado brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Piauí. A edição de inverno de 2012 do projeto foi realizado em 11 estado brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Bahia, São Paulo e Piauí. Os resultados da edição de Verão/2013 ainda não foram divulgados, pois em virtude da greve nas universidades federais algumas vivências ainda estão acontecendo. en
dc.subject SAÚDE COLETIVA en
dc.subject EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE en
dc.subject ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SUS en
dc.subject FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NA SAÚDE en
dc.title Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa en


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