Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa

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Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa

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Título: Estágios e vivências no sistema único de saúde: Educação permanente em saúde produzindo interfaces Extensão-Ensino-Pesquisa
Autor: Ferla, Alcindo; Possa, Lisiane; Barnart, Fabiano; Assimos, Richard; Andres, Bárbara; Montenegro, Cristiane
Resumo: A estratégia de vivências e estágios no SUS compõe parte da política de educação na saúde do SUS e as experiências prévias demonstraram grande capacidade de interferir positivamente na formação, constituem importantes dispositivos que permitem o estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, fortalecendo também a educação permanente em saúde. São realizados com base nos seguintes eixos: aprendizagem significativa, pedagogias problematizadoras, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e respeito e defesa radical dos princípios e diretrizes desse sistema. O SUS constituiu-se como cenário de formação e práticas em saúde, possui papel fundamental na ordenação de formação de trabalhadores da saúde, processo este de sua responsabilidade. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. Nesse sentido, além de interferir na formação dos profissionais, as iniciativas de vivências e educação permanente também têm a potência de qualificar os processos de trabalho desenvolvidos no interior dos serviços e sistemas. A edição de Verão/2012 do projeto foi realizado em 8 estado brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Piauí. A edição de inverno de 2012 do projeto foi realizado em 11 estado brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Bahia, São Paulo e Piauí. Os resultados da edição de Verão/2013 ainda não foram divulgados, pois em virtude da greve nas universidades federais algumas vivências ainda estão acontecendo.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117325
Data: 2014-06-26


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