Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ignácio, Zuleide Maria
dc.contributor.author Ribeiro, Andréia
dc.contributor.author Bagatini, Margarete
dc.contributor.author Dervanoski, Camila
dc.contributor.author Fritzen, Ricardo
dc.contributor.author Zanella, Kelly
dc.contributor.author Borso, Felipe
dc.date.accessioned 2014-06-24T19:06:03Z
dc.date.available 2014-06-24T19:06:03Z
dc.date.issued 2014-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117250
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Há muitos anos, o ensino médio das escolas públicas, vem sendo deixado de lado, enfrentando com isso uma série de dificuldades, dentre elas podemos citar a estrutura predial e laboratorial, que em muitos casos são precários. Podemos destacar ainda a falta de oportunidade/incentivo a qualificação dos professores e a precária (ou ausente) realização de práticas científicas com os estudantes. Partindo deste contexto, encontramos um ensino que na grande maioria dos casos é puramente teórico. Dessa forma nos propomos, por meio do presente projeto, realizar com alunos do ensino médio das escolas parceiras seminários, práticas em laboratório e oficinas didáticas em ciências biológicas; cursos de terapias integrativas e complementares e inserção de alunos interessados e selecionados em projetos de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e saúde, os quais estão sendo realizados na unidade de saúde do município de uma das escolas parceiras. As parcerias foram firmadas no ano 2012 com duas escolas que já vinham participando do projeto em 2011 e 2012 e com uma nova escola que integrou o projeto em 2013. Até o momento realizamos algumas atividades práticas nos laboratórios da UFFS e estamos organizando os cursos de terapias integrativas para ministrar aos professores e alunos do 3º ano do ensino médio do município onde estão sendo realizados os projetos de pesquisa. Os seminários, oficinas de materiais didáticos e atividades laboratoriais versam sobre assuntos abordados nos três anos do ensino médio. As escolas vêm relatando que as atividades estão auxiliando de forma significativa o processo de aprendizagem dos alunos participantes. en
dc.subject Biologia en
dc.subject práticas laboratoriais en
dc.subject ensino-médio en
dc.subject ensino-aprendizagem en
dc.title Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - CIÊN ... ÁTICA EXPERIMENTAL (1).pdf 288.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar