Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental

Mostrar registro completo

Título: Ciências biológicas – uma forma de integrar e construir a prática experimental
Autor: Ignácio, Zuleide Maria; Ribeiro, Andréia; Bagatini, Margarete; Dervanoski, Camila; Fritzen, Ricardo; Zanella, Kelly; Borso, Felipe
Resumo: Há muitos anos, o ensino médio das escolas públicas, vem sendo deixado de lado, enfrentando com isso uma série de dificuldades, dentre elas podemos citar a estrutura predial e laboratorial, que em muitos casos são precários. Podemos destacar ainda a falta de oportunidade/incentivo a qualificação dos professores e a precária (ou ausente) realização de práticas científicas com os estudantes. Partindo deste contexto, encontramos um ensino que na grande maioria dos casos é puramente teórico. Dessa forma nos propomos, por meio do presente projeto, realizar com alunos do ensino médio das escolas parceiras seminários, práticas em laboratório e oficinas didáticas em ciências biológicas; cursos de terapias integrativas e complementares e inserção de alunos interessados e selecionados em projetos de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e saúde, os quais estão sendo realizados na unidade de saúde do município de uma das escolas parceiras. As parcerias foram firmadas no ano 2012 com duas escolas que já vinham participando do projeto em 2011 e 2012 e com uma nova escola que integrou o projeto em 2013. Até o momento realizamos algumas atividades práticas nos laboratórios da UFFS e estamos organizando os cursos de terapias integrativas para ministrar aos professores e alunos do 3º ano do ensino médio do município onde estão sendo realizados os projetos de pesquisa. Os seminários, oficinas de materiais didáticos e atividades laboratoriais versam sobre assuntos abordados nos três anos do ensino médio. As escolas vêm relatando que as atividades estão auxiliando de forma significativa o processo de aprendizagem dos alunos participantes.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117250
Data: 2014-06-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - CIÊN ... ÁTICA EXPERIMENTAL (1).pdf 288.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar