Pró – Infância: projeto de estudo sobre a infância e juventude

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Pró – Infância: projeto de estudo sobre a infância e juventude

Mostrar registro completo

Título: Pró – Infância: projeto de estudo sobre a infância e juventude
Autor: Machado, Vanessa; Scarparo, Taiane; Ribeiro, Pedro Henrique; Avanzi, Paula; Berbel, Ana Paula; Lisboa, Jéssica; Silva, Jéssica; Mazzo, Antonio Marcos; Oliveira, Márcia; Lopes, Miriam; Freitas, Alisson Carlos
Resumo: O projeto tem como objetivo geral desenvolver ações para contribuir com os organismos, nas três esferas de governo (nacional, estadual e municipais), que atuam na garantia dos direitos da criança e do adolescente prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Busca contribuir para as ações de efetivação de direitos sociais, por meio das ações desenvolvidas pelos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direitos das Crianças e Adolescentes, por meio de suporte aos conselheiros, sujeitos desta ação, no processo de planejamento, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para à área da infância e adolescência. Este se realiza por meio de pesquisas e metodologias voltadas a capacitar estes trabalhadores acima citados. Além de assessorar os municípios na realização das Conferências Municipais das referidas áreas, visando fomentar a realização de estudos e diagnósticos nos quinze municípios que compõem a região do Vale do Ivaí. Atualmente, o projeto está desenvolvendo ações de capacitação continuada, módulo introdutório, a Conselheiros Tutelares e dos Direitos, semanalmente, com carga horário total de 56 horas. Até o presente momento, as ações tem sido muito bem aceitas, com total adesão. Já foram realizados 8 encontros de capacitação, cada um com carga horário de 4 horas, sobre as temáticas: Os marcos regulatórios da Proteção Integral à Infância, a Juventude e o Eca; ECA e o Sistema de Garantia dos Direitos; Políticas Públicas e a Proteção Integral para a Infância e a Juventude no Brasil; Desafios para a Intervenção interdisciplinar e intersetorial na Garantia dos Direitos. Percebemos uma grande defasagem desses profissionais sobre a legislação que ampara suas ações, bem como competências e ações dos mesmos. Concluímos que as capacitações se fazem pertinentes e necessárias, a fim de melhorar o trabalho desempenhado pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117083
Data: 2014-06-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Direitos Humano ... FÂNCIA E JUVENTUDE (1).pdf 193.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar