Projeto interdisciplinar de literatura, filosofia, matemática, ciências e suas tecnologias: IFSOFIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Projeto interdisciplinar de literatura, filosofia, matemática, ciências e suas tecnologias: IFSOFIA

Mostrar registro completo

Título: Projeto interdisciplinar de literatura, filosofia, matemática, ciências e suas tecnologias: IFSOFIA
Autor: Fagherazzi, Onorato; Macedo, Aline; Tasso, Rossana; Aguiar, Daniel
Resumo: O projeto busca fomentar a prática de leitura e reflexões a partir de textos clássicos de Filosofia, Literatura e Matemática. Além disso, uma posterior contribuição ao desenvolvimento dos estudos e da aprendizagem dos envolvidos. Não há dúvidas de que o conhecimento científico é produzido pelas mentes que pensam. Pensam a partir de problemas vivenciados – seja através de situações concretas ou mesmo da interpretação de leituras das mais variadas literaturas. Para tanto, criou-se um grupo de leitura interdisciplinar a fim de se expandir tais atividades imprescindíveis ao domínio da palavra e da escrita. Em outras palavras, não há como despertar a autonomia na aprendizagem teórica de alguém que não sabe ler. A leitura é imprescindível a toda e qualquer atividade de pesquisa exploratória ou mesmo bibliográfica. A própria elaboração do relatório de estágio que os alunos apresentam ao final de seus cursos pressupõe a capacidade de sistematizar a interpretação de uma investigação de determinada pesquisa em suas respectivas áreas do conhecimento. A leitura é um dos fundamentos imprescindíveis não apenas ao desenvolvimento de uma pesquisa, mas também à constituição de um sujeito que queira contribuir com a evolução de uma dada ciência. Aprender é um ato de criação que envolve não apenas raciocínio e imaginação da mente, mas também leitura. A leitura da palavra, de códigos, ou mesmo de diferentes visões de mundo é sinal de que o conhecimento científico vai além de uma mera observação. Ele depende de um raciocínio que opere com hipóteses, experimentações, generalizações, especificações; precisa ir além do meramente observável. A leitura atenta, reflexiva e analítica é um dos momentos essenciais para todo e qualquer avanço cognitivo. Aqui se fundamenta a presente prática interdisciplinar de incentivo a nossos alunos se prepararem para o universo acadêmico da pesquisa, do trabalho, das ciências e suas tecnologias.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116876
Data: 2014-05-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - PROJ ... ECNOLOGIAS IFSOFIA (1).pdf 257.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar