Estudo de tráfego da BR-101 no trecho sul do estado do Rio de Janeiro por meio do método do Highway Capacity Manual 2010

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Estudo de tráfego da BR-101 no trecho sul do estado do Rio de Janeiro por meio do método do Highway Capacity Manual 2010

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Título: Estudo de tráfego da BR-101 no trecho sul do estado do Rio de Janeiro por meio do método do Highway Capacity Manual 2010
Autor: Santos, Cristhiano Zulianello
Resumo: A engenharia de tráfego é responsável pelo planejamento de novas vias e da avaliação da infraestrutura viária existente, visando à melhoria da qualidade dos serviços de transportes, sejam de passageiros ou mercadorias. Diversos órgãos rodoviários realizam coleta de dados de tráfego que têm por objetivo fornecer insumos à realização dos estudos de tráfego. O principal parâmetro necessário a estes estudos é o volume de tráfego, que possibilita o planejamento adequado, no caso de implantação de nova via, definindo a capacidade necessária para atender à demanda, ou a determinação do nível de serviço de operação de via já existente. O presente estudo consiste em um estudo de tráfego da rodovia BR-101, no trecho sul do estado do Rio de Janeiro, realizado sob a ótica dos métodos do Highway Capacity Manual 2010. Abordaram-se aspectos como nível de serviço, capacidade da atual da via e demanda futura, considerando um horizonte de dez anos. O trecho analisado foi dividido em segmentos homogêneos de tráfego, sendo estes correspondentes subdivisões dos trechos do Sistema Nacional de Viação (SNV, 2013) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).The traffic engineering is responsible for planning new routes and rating of road infrastructure existing, aiming at the improvement of transport service quality, both passengers and goods. Several road institutions perform traffic data collection that objectives to provide inputs to achieve the traffic studies. The main necessary parameter for these studies is the volume of traffic, which in case of implementation of a new route, allow the proper planning, defining the necessary capacity to satisfy the demand, or the determination of the operation level of service of the route existing one. The present study consists of a traffic study of the BR-101 highway in the southern portion of the state of Rio de Janeiro, performed from the perspective of the Highway Capacity Manual 2010 methods. Aspects, such as level of service, current capacity and future demand on the route were addressed, considering a decade. The analyzed section was divided into homogeneous segments of traffic, corresponding to subdivisions of the sections of the Sistema Nacional de Viação (National Traffic System - SNV, 2013) of Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (National Department of Transport Infrastructure - DNIT).
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115447
Data: 2013-11-29


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