A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

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A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

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dc.contributor.author Senff, Carlos Otávio
dc.contributor.author Scaglione, Vera Lucia Telles
dc.date.accessioned 2013-12-18T18:51:48Z
dc.date.available 2013-12-18T18:51:48Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114900
dc.description.abstract Este ensaio teórico tem como objetivo principal discutir sobre o processo de gestão das instituições de educação superior (IES) no Brasil, considerando-as como organizações complexas e frouxamente acopladas sob a ótica da teoria da complexidade. Para dar suporte ao estudo voltado às organizações com tantas particularidades, se busca compreender essas características singulares que evidenciam a não permanência, a dissolubilidade e fluidez em função do contexto onde a organização está inserida e do tempo em que os fenômenos ocorrem. Conclui-se que é fundamental considerar no processo de gestão das IES as contribuições da teoria da complexidade e suas implicações gerenciais para o êxito no processo de gestão. Dessa forma, a melhoria no processo de gestão traria benefícios equivalentes de eficiência e de eficácia para as organizações. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE en
dc.type Article en


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