A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
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Título:
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A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE |
Autor:
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Senff, Carlos Otávio; Scaglione, Vera Lucia Telles
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Resumo:
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Este ensaio teórico tem como objetivo principal discutir sobre o processo de gestão das instituições de educação superior (IES) no Brasil, considerando-as como organizações complexas e frouxamente acopladas sob a ótica da teoria da complexidade. Para dar suporte ao estudo voltado às organizações com tantas particularidades, se busca compreender essas características singulares que evidenciam a não permanência, a dissolubilidade e fluidez em função do contexto onde a organização está inserida e do tempo em que os fenômenos ocorrem. Conclui-se que é fundamental considerar no processo de gestão das IES as contribuições da teoria da complexidade e suas implicações gerenciais para o êxito no processo de gestão. Dessa forma, a melhoria no processo de gestão traria benefícios equivalentes de eficiência e de eficácia para as organizações. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114900
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Data:
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2013-11-27 |
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