POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROUNI E FIES PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO

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POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROUNI E FIES PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO

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dc.contributor.author Sousa, Eliana Ramos de
dc.contributor.author Vedovelli, Giane Mara Conte
dc.contributor.author Schulz, Juliana Pires
dc.contributor.author Lima, Luís Sérgio Fernandes de
dc.contributor.author Silva, Andrea Aparecida
dc.contributor.author Pinto, Rodrigo Serpa
dc.date.accessioned 2013-12-18T17:39:54Z
dc.date.available 2013-12-18T17:39:54Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114853
dc.description.abstract O objetivo desse artigo foi analisar as políticas públicas para a educação superior, promovidas pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/1996, com enfoque no Programa Universidade para Todos (PROUNI) e no Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES). Especificamente, buscaram-se verificar, as contribuições dos programas para o crescimento e fortalecimento da educação superior no País. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa que possibilitou mensurar e analisar os dados coletados. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental nos principais sites governamentais. A amostra utilizada para verificação das bolsas disponibilizadas, teve ênfase em 5 universidades do Estado de Santa Catarina cadastradas e nos dados do MEC sobre o programa em geral. Os resultados demonstraram que o PROUNI disponibilizou 163.584 bolsas em todo o Brasil. Já o FIES registrou, em 2012, 140 mil novos contratos. Atualmente no país, 500 mil estudantes cursam a educação superior com financiamento do FIES. Participam do programa 1.536 instituições de ensino superior. As contribuições verificadas nos programas promovem a inclusão social de estudantes de baixa renda e com deficiência. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROUNI E FIES PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO en
dc.type Article en


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