dc.contributor.author |
Peixoto, Adriano de Lemos Alves |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim |
|
dc.contributor.author |
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
|
dc.contributor.author |
Ramalho, Maria Cecília Koehne |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-13T20:54:39Z |
|
dc.date.available |
2013-12-13T20:54:39Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114822 |
|
dc.description.abstract |
Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito dos problemas na formação básica. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupo são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO |
en |
dc.type |
Article |
en |