COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO

Mostrar registro completo

Título: COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO
Autor: Peixoto, Adriano de Lemos Alves; Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt; Ramalho, Maria Cecília Koehne
Resumo: Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito dos problemas na formação básica. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupo são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114822
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013258 - Cotas e desempenho acadêmico na.pdf 639.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar