dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta uma análise sobre as recentes políticas públicas para a educação superior no Brasil. Tem como objetivo apresentar a análise que realizamos dos fundamentos teórico-metodológicos subjacentes a essas políticas nas últimas três décadas, tomando a avaliação da educação superior brasileira como expressão fenomênica das múltiplas relações da realidade concreta da sociedade capitalista contemporânea. Metodologicamente, nossa análise está ancorada nos pressupostos do materialismo-histórico e dialético, segundo o qual, os dados da realidade não aparecem ao homem, à primeira vista, em sua forma concreta, mas como uma representação caótica do todo, mostrando o fenômeno em sua aparência e ocultando sua essência. A partir de pesquisas bibliográfica e documental, apresentamos um resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Tais análises permitiram concluir que as políticas públicas para a educação superior brasileira, implementadas pelos referidos governos, desde a década de 1990, tem o “Modelo de Competências” como fundamento, o qual visa atender às demandas do mercado por um novo perfil de trabalhador, apto à adaptar-se às necessidades técnicas e ideológicas do capital na sociedade contemporânea. |
en |