AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SEUS FUNDAMENTOS
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Título:
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SEUS FUNDAMENTOS |
Autor:
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Guedes, Maria Denise; Muranaka, Maria Aparecida Segatto; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza
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Resumo:
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O presente trabalho apresenta uma análise sobre as recentes políticas públicas para a educação superior no Brasil. Tem como objetivo apresentar a análise que realizamos dos fundamentos teórico-metodológicos subjacentes a essas políticas nas últimas três décadas, tomando a avaliação da educação superior brasileira como expressão fenomênica das múltiplas relações da realidade concreta da sociedade capitalista contemporânea. Metodologicamente, nossa análise está ancorada nos pressupostos do materialismo-histórico e dialético, segundo o qual, os dados da realidade não aparecem ao homem, à primeira vista, em sua forma concreta, mas como uma representação caótica do todo, mostrando o fenômeno em sua aparência e ocultando sua essência. A partir de pesquisas bibliográfica e documental, apresentamos um resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Tais análises permitiram concluir que as políticas públicas para a educação superior brasileira, implementadas pelos referidos governos, desde a década de 1990, tem o “Modelo de Competências” como fundamento, o qual visa atender às demandas do mercado por um novo perfil de trabalhador, apto à adaptar-se às necessidades técnicas e ideológicas do capital na sociedade contemporânea. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114802
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Data:
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2013-11-27 |
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