VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS

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VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS

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dc.contributor.author Bello, Luciane
dc.date.accessioned 2013-12-13T20:14:00Z
dc.date.available 2013-12-13T20:14:00Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114801
dc.description.abstract Este artigo pretende refletir sobre a reserva de vagas para negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir de pesquisa realizada com estudantes cotistas autodeclarados negros com bom desempenho acadêmico. Apresentamos as desigualdades raciais presentes em nossa sociedade, refletidas na dificuldade de acesso à educação e consequentemente na pequena ocupação de cargos e funções de destaque por um negro. O sistema de cotas para ingresso no ensino superior é uma medida provisória e tenta democratizar este acesso, rompendo com a realidade de exclusão, oferecendo oportunidade a estudantes oriundos de camadas populares, negros e indígenas. É dado destaque neste trabalho ao papel da família, especialmente da mulher negra enquanto motivadora de habilidades e capacidades dos filhos em relação à educação, à postura diante da vida e desencadeando o processo de resiliência identificado nas trajetórias escutadas. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS en
dc.type Article en


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