VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS

Mostrar registro completo

Título: VIRANDO A PÁGINA: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE COTISTAS NEGROS NA UFRGS
Autor: Bello, Luciane
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre a reserva de vagas para negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir de pesquisa realizada com estudantes cotistas autodeclarados negros com bom desempenho acadêmico. Apresentamos as desigualdades raciais presentes em nossa sociedade, refletidas na dificuldade de acesso à educação e consequentemente na pequena ocupação de cargos e funções de destaque por um negro. O sistema de cotas para ingresso no ensino superior é uma medida provisória e tenta democratizar este acesso, rompendo com a realidade de exclusão, oferecendo oportunidade a estudantes oriundos de camadas populares, negros e indígenas. É dado destaque neste trabalho ao papel da família, especialmente da mulher negra enquanto motivadora de habilidades e capacidades dos filhos em relação à educação, à postura diante da vida e desencadeando o processo de resiliência identificado nas trajetórias escutadas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114801
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013104 - Virando a página.pdf 566.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar