dc.contributor.author |
Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de |
|
dc.contributor.author |
Escott, Clarice Monteiro |
|
dc.contributor.author |
Danesi, Dione |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-13T20:05:37Z |
|
dc.date.available |
2013-12-13T20:05:37Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114796 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo analisa as políticas públicas voltadas aos cursos superiores de tecnologia e as perspectivas de crescimento da educação profissional no Brasil. O objetivo é identificar a importância das políticas públicas atuais direcionadas à formação e a qualificação do ensino profissional e dos cursos superiores de tecnologia. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório teve por base os estudos sobre a educação profissional no Brasil nos últimos anos, considerando os dados dos Censos 2010 e 2011 sobre os cursos superiores de tecnologia e de referências teóricas sobre o tema abordado. Os resultados do estudo demonstram o aumento da oferta de vagas na educação superior e a perspectiva de uma melhor qualificação do ensino profissional pelas IES, além de constatar a necessidade da criação de novas propostas de acesso aos estudantes, programas de qualificação e a definição de indicadores claros de avaliação para os cursos superiores de tecnologia no Brasil. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: POLITICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.type |
Article |
en |