CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: POLITICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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Título:
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CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: POLITICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Autor:
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Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de; Escott, Clarice Monteiro; Danesi, Dione
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Resumo:
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O presente estudo analisa as políticas públicas voltadas aos cursos superiores de tecnologia e as perspectivas de crescimento da educação profissional no Brasil. O objetivo é identificar a importância das políticas públicas atuais direcionadas à formação e a qualificação do ensino profissional e dos cursos superiores de tecnologia. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório teve por base os estudos sobre a educação profissional no Brasil nos últimos anos, considerando os dados dos Censos 2010 e 2011 sobre os cursos superiores de tecnologia e de referências teóricas sobre o tema abordado. Os resultados do estudo demonstram o aumento da oferta de vagas na educação superior e a perspectiva de uma melhor qualificação do ensino profissional pelas IES, além de constatar a necessidade da criação de novas propostas de acesso aos estudantes, programas de qualificação e a definição de indicadores claros de avaliação para os cursos superiores de tecnologia no Brasil. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114796
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Data:
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2013-11-27 |
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