GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES

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GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES

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dc.contributor.author Santiago, Marcia Dietrich
dc.contributor.author Ramos, Magda Camargo Lange
dc.contributor.author May, Paulo Roberto
dc.date.accessioned 2013-12-13T17:51:44Z
dc.date.available 2013-12-13T17:51:44Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114763
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é apresentar a importância das políticas desenvolvidas para a implantação de um sistema de segurança e preservação da informação nas IES, de acordo com os padrões estabelecidos pela ABNT. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa descritiva e quanto aos meios, pesquisa bibliográfica e documental utilizando o método de raciocínio dedutivo e pesquisa aplicada. Constatou-se que as IES incorporaram novas ferramentas de tecnologias da informação, produtos e estruturas em seus processos de gestão acadêmica, possibilitando a troca de experiências com o compartilhamento da produção técnico-científica do corpo docente e discente entre as IES, e a sociedade. A NBR ISO/IEC 27002/2005- trata das Tecnologias da informação e técnicas de segurança- código de prática para a gestão da segurança da informação, que é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de softwares e hardwares. A referida Norma recomenda além dos cuidados o planejamento para a segurança da informação requer a participação e o comprometimento dos funcionários da organização. Portanto, verifica-se que a informação digital está constantemente vulnerável, constituindo uma preocupação em escala mundial das organizações, sejam elas, públicas ou privadas bem como, a sociedade como um todo. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES en
dc.type Article en


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