GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES

Mostrar registro completo

Título: GESTÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS PARA SEGURANÇA E A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL NAS IES
Autor: Santiago, Marcia Dietrich; Ramos, Magda Camargo Lange; May, Paulo Roberto
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a importância das políticas desenvolvidas para a implantação de um sistema de segurança e preservação da informação nas IES, de acordo com os padrões estabelecidos pela ABNT. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa descritiva e quanto aos meios, pesquisa bibliográfica e documental utilizando o método de raciocínio dedutivo e pesquisa aplicada. Constatou-se que as IES incorporaram novas ferramentas de tecnologias da informação, produtos e estruturas em seus processos de gestão acadêmica, possibilitando a troca de experiências com o compartilhamento da produção técnico-científica do corpo docente e discente entre as IES, e a sociedade. A NBR ISO/IEC 27002/2005- trata das Tecnologias da informação e técnicas de segurança- código de prática para a gestão da segurança da informação, que é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de softwares e hardwares. A referida Norma recomenda além dos cuidados o planejamento para a segurança da informação requer a participação e o comprometimento dos funcionários da organização. Portanto, verifica-se que a informação digital está constantemente vulnerável, constituindo uma preocupação em escala mundial das organizações, sejam elas, públicas ou privadas bem como, a sociedade como um todo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114763
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013115 - Gestã ... líticas para segurança.pdf 311.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar