A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇAO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇAO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Mostrar registro completo

Título: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇAO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE
Autor: Serafini, Alessandra Menezes dos Santos; Silva, Priscila Aleixo da; Pereira, Priscila Trogo
Resumo: O presente artigo pauta-se, inicialmente, na análise do processo histórico-social de democratização do ensino à distância no Brasil, superando as fronteiras nacionais, através do convênio estabelecido entre universidades moçambicanas e brasileiras, na oferta de cursos superiores a distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil. Entendemos que uma política de democratização com qualidade, envolve elementos intrínsecos no campo da gestão e do pedagógico para que seja efetiva, principalmente, ao se tratar de Educação a Distância (EaD) imersa no universo das Tecnologias de Informação e Comunicação. Considerando a autonomia do estudante como um desses elementos, analisamos a sua concepção sob a óptica epistemológica e filosófica e como vem se configurando na formação do aluno de EaD, confrontando-a com o sentido de autoestudo, termo tão recorrente nas propostas político pedagógicas de cursos superiores dessa modalidade. Consideramos, portanto, que a autonomia é um processo em construção, que não depende somente do indivíduo, mas também de elementos e ações pedagógicas que o levem a se tornar um sujeito autônomo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113143
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013299 - A educação a distância convênio.pdf 485.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar