dc.contributor.author |
Bitencourt, Maria Damasceno |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Evanildo Santos |
|
dc.contributor.author |
Camara, Eliane da Silva da |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Gilsinei de Jesus |
|
dc.contributor.author |
Defensor, Tarcísio Ítalo Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Santana, Uilque Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-10T21:26:29Z |
|
dc.date.available |
2013-12-10T21:26:29Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113112 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo foi desenvolvido perante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante o período de um ano. As pesquisas foram realizadas numa Escola Pública do Ensino Médio na cidade de Barreiras – BA. Traz como objetivo demonstrar as possibilidades de se relacionar os conteúdos do livro didático a exemplos mais próximos à realidade do docente e dos estudantes. Como estratégia pedagógica, utilizou-se o trabalho de campo e a construção de vídeos curtos pelos estudantes sobre o conteúdo “água: usos e problemas”, com referência no ambiente urbano da referida cidade, enfatizando as contradições deste espaço. O trabalho apresenta ainda uma discussão sobre o uso de novos instrumentos pedagógicos e a inserção de novas linguagens ao estudo de Geografia. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA |
en |
dc.type |
Article |
en |