INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA

Mostrar registro completo

Título: INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA
Autor: Bitencourt, Maria Damasceno; Cardoso, Evanildo Santos; Camara, Eliane da Silva da; Pereira, Gilsinei de Jesus; Defensor, Tarcísio Ítalo Oliveira; Santana, Uilque Ferreira de
Resumo: Este artigo foi desenvolvido perante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante o período de um ano. As pesquisas foram realizadas numa Escola Pública do Ensino Médio na cidade de Barreiras – BA. Traz como objetivo demonstrar as possibilidades de se relacionar os conteúdos do livro didático a exemplos mais próximos à realidade do docente e dos estudantes. Como estratégia pedagógica, utilizou-se o trabalho de campo e a construção de vídeos curtos pelos estudantes sobre o conteúdo “água: usos e problemas”, com referência no ambiente urbano da referida cidade, enfatizando as contradições deste espaço. O trabalho apresenta ainda uma discussão sobre o uso de novos instrumentos pedagógicos e a inserção de novas linguagens ao estudo de Geografia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113112
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013231 - Integ ... ealidade vivenciada no.pdf 301.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar