INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA
Mostrar registro completo
Título:
|
INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENEDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA |
Autor:
|
Bitencourt, Maria Damasceno; Cardoso, Evanildo Santos; Camara, Eliane da Silva da; Pereira, Gilsinei de Jesus; Defensor, Tarcísio Ítalo Oliveira; Santana, Uilque Ferreira de
|
Resumo:
|
Este artigo foi desenvolvido perante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante o período de um ano. As pesquisas foram realizadas numa Escola Pública do Ensino Médio na cidade de Barreiras – BA. Traz como objetivo demonstrar as possibilidades de se relacionar os conteúdos do livro didático a exemplos mais próximos à realidade do docente e dos estudantes. Como estratégia pedagógica, utilizou-se o trabalho de campo e a construção de vídeos curtos pelos estudantes sobre o conteúdo “água: usos e problemas”, com referência no ambiente urbano da referida cidade, enfatizando as contradições deste espaço. O trabalho apresenta ainda uma discussão sobre o uso de novos instrumentos pedagógicos e a inserção de novas linguagens ao estudo de Geografia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113112
|
Data:
|
2013-11-27 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo