Abstract:
|
Este trabalho que está sendo entregue surgiu da necessidade de se repensar a atual forma de ensinar Física, tendo em vista a maneira como os alunos encaram as atividades em sala de aula. A metodologia encontrada hoje nas escolas apresenta-se pouco eficaz para a construção de um conhecimento mais elaborado. Várias propostas vêm colaborando para esta transformação didática que propõem um ensino que relaciona conhecimento cientifico com o meio em que vive o educando dentre elas a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998). Então a proposta metodológica usada foi a adoção da atividade experimental numa Seqüência Didática, como instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista entre professor, estudante e conhecimento cientifico. 0 uso desta ferramenta propiciou um enfoque construtivista para o ensino da Física. Enfatiza-se que a atividade experimental pode ser um instrumento metodológico que auxilie o professor no processo ensino-aprendizagem. Assim é apresentada uma seqüência didática para o Eletromagnetismo, na qual as atividades experimentais são trabalhadas dentro das categorias propostas por Pinho Alves (2000). |