O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais

Mostrar registro completo

Título: O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais
Autor: Wobrich, Agnis Rosani
Resumo: Este trabalho que está sendo entregue surgiu da necessidade de se repensar a atual forma de ensinar Física, tendo em vista a maneira como os alunos encaram as atividades em sala de aula. A metodologia encontrada hoje nas escolas apresenta-se pouco eficaz para a construção de um conhecimento mais elaborado. Várias propostas vêm colaborando para esta transformação didática que propõem um ensino que relaciona conhecimento cientifico com o meio em que vive o educando dentre elas a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998). Então a proposta metodológica usada foi a adoção da atividade experimental numa Seqüência Didática, como instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista entre professor, estudante e conhecimento cientifico. 0 uso desta ferramenta propiciou um enfoque construtivista para o ensino da Física. Enfatiza-se que a atividade experimental pode ser um instrumento metodológico que auxilie o professor no processo ensino-aprendizagem. Assim é apresentada uma seqüência didática para o Eletromagnetismo, na qual as atividades experimentais são trabalhadas dentro das categorias propostas por Pinho Alves (2000).
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105361
Data: 2013-10-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
FSC0002-M.pdf 10.19Mb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar